Posted by on Fev 4, 2011 in Fugas de informação | 0 comments

A crise que explodiu nos EUA pode voltar a acontecer. Afinal o Homem não aprendeu com os erros. Durante 18 meses uma Comissão do Governo norte-americano estudou as razões que levaram à crise da qual o Mundo ainda está a recuperar e um dos especialistas do grupo acredita que tudo pode repetir-se.

No relatório recentemente publicado e disponível para download com mais de 600 páginas conclui-se, antes de mais, que a crise foi “human made”, ou seja, foi culpa unicamente do Homem. A crise era “evitável” e deveu-se em muito a “falhas de regulação e da super-visão”. Também as agências de rating deixaram a sua marca no já conhecido por novo “crash”.

Phil Angelides é um dos especialistas que fez parte da Financial Crisis Inquirity Commision. A sua opinião é no mínimo preocupante. “Pouco mudou desde Setembro de 2008″, afirmou à CNBC e acrescenta que “os factores de risco continuam aí”. A questão que se coloca é clara: pode voltar a acontecer? A resposta é ainda mais transparente: “claro que sim”, responde. “A grande questão é que se aceitamos a ideia de que nada podia ter sido feito, vai voltar a acontecer”, explica.

Por fim, um dos grandes problemas apontados pelo especialista é que instituições como a Reserva Federal e o Banco de Nova Iorque não percebem o sistema que controlam.

O relatório final pode ser encontrado em www.fcic.gov. Segundo a descrição de Phil Angelides, este é o primeiro relatório Governamental sobre o tema, “são 600 páginas de leitura fácil com a história da crise financeira e factos novos”.